A Vila do Sertão nasceu com a missão de preservar, celebrar e compartilhar as tradições culturais únicas do sertão nordestino. Em um espaço temático que remete às paisagens, cores e arquitetura típicas da região, é ofertado ao público uma verdadeira imersão na identidade nordestina, no coração do sertão paraibano.
Aberta o ano todo, a Vila recebe crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em uma programação diversificada que inclui apresentações culturais, exposição e venda de produtos típicos da região. É um convite para viver a cultura do Nordeste de forma intensa, despertando memórias, fortalecendo raízes e criando novas conexões. Mais do que um espaço de lazer, a Vila do Sertão é um centro vivo de cultura, onde o saber popular se encontra com experiências educativas e turísticas, atraindo visitantes locais e de todo o país.
Na Vila do Sertão, cada visita é uma viagem no tempo e na memória afetiva de um povo que transforma sua história em festa, arte e orgulho.
Estamos de portas abertas no coração do Sertão Paraibano, prontos para receber você e sua família. Venha viver essa imersão cultural!
A Sala de Reboco é uma festa popular que celebra a força da cultura nordestina e sertaneja, evidenciando a grandeza do sertão como espaço de vivências culturais. Durante dez dias de programação intensa, o público desfruta de apresentações de forró pé de serra, danças, música regional, repente e rotas de turismo cultural, reunindo mais de mil artistas em um encontro vibrante. Além do espetáculo, o evento impulsiona a economia criativa, abrindo espaço para empreendedores locais exporem produtos e serviços em áreas como artesanato, moda, culinária, audiovisual e tecnologia. Pensada de forma sustentável, a Sala de Reboco preserva tradições, valoriza a memória cultural e promove desenvolvimento social e econômico no sertão, reafirmando a identidade nordestina em sua essência.
6.950
público
80
horas de programação
33
grupos artísticos
547
artistas
10
voluntários
16
empreendedores
10.000
público
116
horas de programação
46
grupos artísticos
845
artistas
54
voluntários
17
empreendedores
25.310
público
128
horas de programação
50
grupos artísticos
910
artistas
35
voluntários
42
empreendedores
A Rota do Sol é um roteiro cultural que percorre sete municípios do alto sertão paraibano com o objetivo de reconhecer e valorizar as tradições populares e a identidade do povo nordestino, como estratégia de desenvolvimento territorial.
O evento é grandioso sob vários aspectos: tratando-se de seus impactos na cultura, educação e no desenvolvimento da região por meio do turismo e da valorização das tradições populares do alto sertão paraibano, como também no empoderamento e fortalecimento da cultura local, no incentivo a produção artística, empreendedorismo, enriquecimento na produção de conhecimento e na visibilidade que tudo isso dá ao Sertão.
A programação inclui, diversifica e cria novas possibilidades de aprendizagens. Isso se reflete no reconhecimento e valorização das vivências de um povo, ressignificando o olhar para o interior do sertão nordestino e no seu potencial criador, de forma a compreender que a cultura pode ser considerada o ponto de partida para o desenvolvimento deste território criativo.
A Rota do Sol quebrou os paradigmas da desvalorização dos saberes e fazeres do nordestino, do sertanejo sofrido, que se inibe de retratar sua realidade. Mostramos o que temos de melhor, inspiramos artistas internacionais e de norte a sul do país, contribuindo para a efervescência cultural do território.
04
Edições
965
Horas de Programação
86.667
Público Presente
88
Oficineiros e Palestrantes
3.066
Artistas Participantes
Países: Chile e Perú
Estados: PB, CE, RN e PE
Público: 10.000
Artistas: 630
País: Chile
Estados: PB, CE, RN, SP e PA
Público: 48.200
Artistas: 935
País: Perú
Estados: PB, CE, PE, RN, AL, PA, PR e SP
Público: 20.107
Artistas: 933
País: Argentina
Estados: PB, RN, SC, SP e PA
Público: 8.360
Artistas: 539
Histórias e experiências de quem participa e apoia a nossa causa.
"Participar do projeto Pisada do Sertão foi um divisor de águas na minha vida. Com as atividades e o apoio da equipe, passei a ter mais confiança, descobri talentos e encontrei um espaço onde sou valorizada."
Pamela Laiane
Atendida pela Pisada do Sertão
"Sou muito grato pelas oportunidades para jovens como eu, como descobrir seu talento em dança, música, e outras modalidades, assim como está sendo comigo, que estou descobrindo novas áreas."
Vítor
Atendido pela Pisada do Sertão
"Foi com a cultura, através da Pisada, que descobri o quão é importante a cultura na nossa região. O que mudou foi o aprendizado, o conhecimento e as oportunidades. Sinto-me realizada em estar em uma sociedade bacana."
Judith
Atendida pela Pisada do Sertão
"Desde quando eu entrei na Pisada minha vida mudou para melhor. Os projetos me tornaram uma menina sonhadora e que eu posso conseguir o que eu quero. Sinto como se fosse uma borboleta voando, porque é isso que a Pisada faz."
Laís Duarte
Atendida pela Pisada do Sertão
"O projeto da Pisada do Sertão mudou a minha visão e o entendimento sobre energia sustentável. Eu me sinto imensamente grato por todo o ensinamento que a Pisada junto dos profissionais me passaram."
Sérgio Pamplona
Atendido pela Pisada do Sertão